Alemanha começa testes com megacamiões

0

O ministro federal do Transportes da Alemanha, Peter Ramsauer, anunciou que 400 megacamiões irão participar num programa de testes, que se vão realizar este ano. Os polémicos testes irão mesmo avançar, na sequência de uma reunião entre Ramsauer e os ministros dos transportes dos 15 estados federados germânicos.

Os conjuntos articulados de 25,25 metros de comprimentos geraram sempre bastante controvérsia na Alemanha – muito mais do que os semi-reboques Big-MAXX de 14,9 metros, que estiveram à experiência durante três anos, num teste que envolveu 300 unidades.

Os sete estados federados que nessa reunião votaram contra os testes com os mega-camiões, não irão participar neles. Além disso, o peso bruto será limitado às 44 toneladas em vez das 60 toneladas, como na Holanda, Suécia e Finlândia.
Curiosamente, uma das empresas que não participará nos testes é a DB Schenker, a filial da Deutsche Bahn. Contudo, isto não pode ser entendido como uma vitória para os opositores dos mega-camiões, uma vez que a Deutsche Bahn considera que estas combinações rodoviárias de 25,25 metros proporcionam oportunidades como também riscos para o negócio da carga ferroviária. Parece que os testes são demasiado limitados, quer em termos geográficos quer de carga útil, para interessar à Deutsche Bahn.

in Transportes em Revista

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Leave A Reply