6 Princípios para ser um bom líder

0

O que é um líder? Alguém que tem a capacidade de influenciar outras pessoas? Sim? Então um gestor de frota é, sem a menor dúvida, um líder, uma vez que coordena condutores, fornecedores, influencia atos de gestão, entre outros aspetos.

Esta é a abordagem do presidente e CEO da LeasePlan EUA, Mike Pitcher, para quem uma pessoa que “influencie comportamentos, pensamentos ou sentimentos de outros está a exercer um papel de liderança”.

Pitcher apresenta no seu livro “Remember, leadership is defined as influence, and you influence always” ou em português “Lembre-se, a liderança é definida como influência e você influencia sempre”, sete aspetos essenciais para um líder de excelência. No entanto, apenas vamos abordar seis:

Ria – Dê sempre uma dimensão humana à sua imagem de líder. O sentido de humor é essencial para fortalecer o relacionamento com a sua equipa, mostra que não é nenhum robô, que se consegue rir de situações. Picher fala ainda na redução do stress e da pressão no local de trabalho que, como sabemos, pode prejudicar o comportamento e os resultados dos trabalhadores.

Aprenda – O melhor líder é aquele que tem a noção de que não sabe tudo e que está disponível para aprender.

Oiça – Seja um líder que é capaz de ouvir os outros antes de tomar uma decisão, que compreende os desejos e necessidades dos seus colaboradores. Faça com que a sua equipa se sinta valorizada e compreendida.

Linguagem – Por muito bom líder que seja, por muito conhecimento técnico e valores que tenha, tem de saber comunicar. Tem de ser o líder a levar o barco para a frente, que espalha a sua paixão e motivação pelos restantes membros da equipa.

Legado – Não guarde o saber para si. Partilhe a sua experiência e conhecimentos. Faça com que a sua equipa evolua. Esse é o desejo de qualquer bom trabalhador – ser melhor que ontem.

Relacionamento – Mostre gratidão por aqueles que trabalham por si. Viva de forma apaixonada a sua profissão, independentemente dos contratempos que enfrenta diariamente. Partilhe essa atitude.

Por: Mike Antich | Fonte: automotive Fleet (adaptado)

Faça frente ao encarecimento do serviço da sua frota de pesados com soluções que potenciam a poupança. 

Roubo de combustível: quanto custa à sua empresa?

Dependendo da tipologia de veículo e da respectiva capacidade dos depósitos, um único roubo de combustível pode representar para a empresa um prejuízo que pode ir desde algumas dezenas de euros até…
Leer Mais »

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Leave A Reply