Já conhece a nova carta de condução por pontos

0

Será este ano que a carta por pontos irá entrar em vigor em Portugal, no dia 1 de Junho, sendo que todos os condutores irão ter uma nova carta de condução que irá instituir um sistema de penalização e compensação a todos aqueles que respeitem, ou violem as regras.

O funcionamento desta nova carta, é baseado num sistema de 12 pontos que poderão diminuir conforme a quantidade e o tipo de infrações cometidas, sendo que uma contraordenação grave vale dois pontos, enquanto uma muito grave vale quatro pontos e os crimes rodoviários seis, explica o Correio da Manhã.

No momento em que o condutor se encontra com quatro pontos, este será obrigado a frequentar aulas de formação rodoviárias. Se ficar apenas com dois pontos, terá de realizar um novo exame de código.

Quando o condutor atinge os 12 pontos em infrações, fica sem carta de condução por um período de dois anos. No final desse tempo, terá de tirar novamente o título, explica o mesmo jornal.

Mas o sistema também compensa

Os condutores que não cometerem quaisquer infrações têm uma majoração de três pontos em três anos. No caso dos condutores profissionais, essa majoração é assegurada em dois anos.

Esta nova carta não implica porém a substituição de documentos, sento que esse processo é feito de forma automática e sem custos para os condutores, que poderão consultar o seu registo no novo portal das contraordenações

Fonte: Jornal I (adaptado)

Mantenha “na linha” a sua frota de pesados de passageiros com localizadores GPS/GSM.

 

Share.
Saiba mais sobre:   Legislação

Leave A Reply