Quem é quem no mercado de AOV ou Renting

5

O mercado nacional de Aluguer Operacional de Veículos ou Renting continua, apesar da dificuldades que atravessa a economia, a ser atractivo para o tecido empresarial português. As gestoras de frotas aumentam o número de veículos a seu cargo, indicador de que as empresas nacionais recorrem cada vez mais a este tipo de empresas para tentarem ultrapassar os tempos de crise. A aposta neste tipo de mercado aumenta devido à comodidade que as gestoras de frota oferecem: as empresas deixam de se preocupar com todos os pormenores relativos às viaturas, como a manutenção e as inspecções periódicas, passando a poder concentrar-se em aumentar o lucro do seu negócio.

Conheça as principais empresas de Gestão de Frotas do nosso país

A ALD Automotive iniciou a actividade em Portugal a 20 de Novembro de 1992, ainda com a denominação MGS Gestão de Frotas, SA. Em 2001, a empresa foi assimilada pelo Grupo Société Générale, altura em que adquiriu a sua designação definitiva: ALD Automotive. Em 2003, a aquisição da Hertz Lease/Axus Internacional permite a consolidação da sua expansão. Actualmente, é a segunda maior operadora europeia e terceira mundial. Em Portugal, gere uma frota que cresceu 60% durante os últimos quatro anos, atingindo, em 2009, 11 mil veículos.

A Arval foi criada durante o ano de 1989, encontrando-se em Portugal há quase onze anos. É especialista em consultoria do aluguer operacional e gestão de frotas. Entre os seus clientes principais contam-se as grandes multinacionais do sector da distribuição de base tecnológica e farmacêutica. Actualmente, é responsável por uma frota de cerca de 9000 veículos.

A BBVA FinanZiamento Automercantil, em Portugal, actua principalmente na área da gestão de frotas, oferecendo várias soluções e serviços aos seus clientes – consultadoria; manutenção; assistência técnica; seguros; gestão de sinistros; assistência em viagem; viatura de substituição; gestão de impostos; cartões de combustível; relatórios técnicos; retoma de viaturas e gestão informática das facturas. Disponibiliza ainda soluções de aluguer comercial ou renting de equipamento, e um sistema de aluguer de equipamentos para empresas, que inclui o seguro e a manutenção.

A LeasePlan Corporation foi criada em 1963 na Holanda, tendo chegado a Portugal 30 anos depois, a 1993, sob o nome LeasePlan Portugal. Com uma frota global de 1,4 milhões de veículos, possui mais de 3000 clientes e gere, no nosso país, mais de 56 mil automóveis.

A Masterlease está em Portugal desde 1998, operando nos campos da aquisição, financiamento, gestão e remarketing de frotas. Com escritórios em Lisboa e no Porto, gere, actualmente, 7800 contratos. Parte do grupo GMAC, uma marca com 40 anos de experiência neste tipo de operações, o Grupo Masterlease possui delegações em 17 países e gere mais de 200 mil viaturas, de todas as marcas e modelos, desde ligeiros de passageiros a veículos comerciais. Ao cobrirem grande parte do globo, tornam-se uma opção a considerar para as empresas com necessidades de frota internacionais.

A BMW Financial Services iniciou as suas actividades em Portugal em 2000. A sua função é acompanhar os Clientes das marcas BMW (automóveis e motociclos) e Minil através dos serviços e produtos financeiros que mais se ajustam a cada situação, tendo um departamento específico para AOV.

A empresa disponibiliza o pacote BMW Select, que consiste num contrato de aluguer de longa duração, no qual, ao ser desenhado o plano de pagamentos, se projecta o valor residual com base na previsão do valor de mercado que o automóvel poderá atingir no seu termo. Esta solução permite rendas mensais inferiores às praticadas nos contratos de financiamento “convencionais”.

A BWM Financial Services dispõe, no nosso país, de 11 mil contratos, dos quais 3000 na área de AOV. O modelo mais procurado pelos seus clientes é o de 320d de quatro portas, seguindo-se-lhe a versão Touring. A fechar o pódio dos mais pedidos está o 520d.

A Boxer iniciou actividades em 2009, como consultora de gestão de frotas. No primeiro ano, facturou cerca de 650 mil euros. Entretanto, recentemente ganhou os contratos de manutenção e extensão de garantia de 4750 veículos da Masterlease.

A Locarent, Companhia Portuguesa de Aluguer de Viaturas, S.A., resulta de uma parceria entre o Banco Espírito Santo e a Caixa Geral de Depósitos, tendo iniciado a sua vida comercial em Maio de 2004.
O renting surgiu como forma de complementar a oferta de financiamento automóvel dos dois bancos. Gere, neste momento, uma carteira de cerca de 16 mil viaturas.

Pertença do Grupo General Electric, a GE Fleet Services está em Portugal desde 1989. Englobada na GE Capital Solutions Ibéria, é gerida por Ignacio Chico Barbier. A GE Capital Solutions possui actualmente uma frota de 48 608 automóveis.

in Fleet Magazine e Suplemento Gestão de Frotas, Automotor

Share.

5 comentários

  1. Quem disse que as carinhas nao têm sistemas de gps!????!!!!!!

    Elas tem grandes sistemas de gps, com vidirecionais, que permite verrificar em tempo real a possição de qualquer tipo de carinha da empresa!!!!!

    Ai esta a resposta de fonte segura!!!!

Leave A Reply