Aumente a segurança da sua equipa

5

Actualmente, a segurança é uma preocupação crescente nas empresas. O desconhecimento da localização das viaturas ao longo do dia, poderá tornar qualquer intervenção demasiado tardia, no caso de qualquer incidência com as mesmas.

No caso de um assalto, o motorista não tem capacidade imediata para travar o incidente, e a carga pode ser perdida. Muitas vezes a viatura também é levada ou deixada em mau estado, provocando um significativo prejuízo para a empresa. O problema é semelhante no caso de um acidente de viação, especialmente se envolver ainda a integridade física do motorista. Nestes casos, a prontidão de resposta é determinante.

Todos os prejuízos provocados pelas situações atrás enumeradas vão muito para além dos custos directos que delas decorrem, pois a falta temporária ou definitiva destes recursos terá repercussões na normal actividade das empresas.

Como resolver este problema?

A solução passa por poder acompanhar permanentemente todas as viaturas, de forma a visualizar, em tempo real, a sua localização e qualquer comportamento anómalo. Por exemplo, uma rota que não esteja em conformidade com o que seria suposto, ou verificar que a ignição se encontra desligada num local onde tal não se justifique.

A possibilidade de o motorista despoletar a partir da própria viatura, um alerta para a empresa, de qualquer situação irregular, permitirá também uma intervenção muita mais rápida e eficaz o que poderá fazer toda a diferença.

Sistemas de gestão de frota

Existem sistemas de gestão de frotas e localização GPS que permitem ao gestor de frota conhecer a localização e percursos exactos das suas viaturas, assim como os estados de ignição. A localização permanente e em tempo real da sua frota permite-lhe reagir mais rapidamente em caso de incidente com as viaturas.

Reduza a sinistralidade da sua frota

Last modified on 2010-04-06 11:32:33 GMT. 3 comments. Top.

O tipo de condução efectuado pelos motoristas é determinante para garantir a segurança do próprio, da viatura e da carga. As empresas debatem-se frequentemente com problemas com um número de acidentes muito para além do que seria normal. Por exemplo, as velocidades elevadas originam custos excessivos ao nível do consumo de combustível, e tendem a aumentar consideralvelmente o grau de sinistralidade da frota.

De facto, um grau de sinistralidade elevado representa muito mais que os custos directos com as perdas que daí decorrem, pois a falta temporária ou definitiva dos recursos envolvidos terá repercussões na normal actividade das empresas.

Como resolver este problema?

A intervenção sobre o tipo de condução que é efectuada pelos motoristas será a forma mais assertiva de reduzir drasticamente o nível de sinistralidade com que muitas empresas se debatem.

Poder confrontar os motoristas com informação detalhada sobre os abusos de condução efectuados, com pormenores sobre as velocidades excessivas e os locais e as horas onde se verificaram terá certamente um impacto na sua forma de conduzir.

Ter acesso a informação pormenorizada como a quantidade de acelerações, travagens bruscas, o tempo em condução económica ou o RPM elevado, contribuirá para uma monitorização eficaz da utilização da frota, e uma consequente redução da sinistralidade.

Esta monitorização irá contribuir ainda para uma redução significativa dos consumos, das manutenções e dos prémos de seguro, da segurança dos motoristas, das viaturas e das cargas.

Sistemas de gestão de frotas

Hoje em dia, existem sistemas de gestão de frotas e localização GPS que possibilitam o acesso a informação detalhada sobre o desempenho da frota, como relatórios de velocidades. Deste modo, o gestor de frota tem dados concretos que lhe permitem confrontar os seus motoristas e solicitar um estilo de condução mais moderado.

Share.
Saiba mais sobre:   Problemas Frequentes

Leave A Reply